Nos dias atuais o excesso de informação (quase sempre negativo), a vida corrida e os próprios momentos pessoais de tristeza e mágoa refletem diretamente na nossa energia vital, vigor engendrado de nossas emoções e pensamentos que nos carrega inconscientemente de emoções que muitas vezes são ignoradas sem que a pessoa perceba. Se você tem dificuldades em se concentrar em atividades por longos períodos e se sente muito cansado ao final de um dia no qual não deveria estar tão cansado, talvez não esteja sob total controle de sua energia vital.
Onde começar?
A Ioga é um sistema filosófico que se desenvolveu na Índia há milhares de anos visando o desenvolvimento da harmonia espiritual do indivíduo através do controle da mente e do corpo (GODOY, 2006). Atualmente existem centenas de linhas desenvolvimentistas da Ioga, que buscam todas através de suas vertentes filosóficas o mesmo objetivo:
Equilíbrio entre corpo e mente.
Algo em comum entre todas essas linhas de Ioga é a empregabilidade de 8 métodos que consistem em yama (abstinência), niyama (observância), asana (postura), pranayama (respiração controlada), prathyaha (privação dos sentidos), dhyana (fixação da atenção), dharana (contemplação) e samadhi (concentração absoluta). De acordo com Godoy (2006) existem evidências de que a execução regular das coreografias de programas de Ioga proporcionam ao praticante maior flexibilidade corporal, fortalecimento muscular, aumento da vitalidade, redução do estresse psicológico e redução de doenças cardiovasculares.
Dica:
execução regular das coreografias de programas de Ioga proporcionam ao praticante maior flexibilidade corporal
Como fazer em casa:
Use um aplicativo ou calendario para lembrar
Procure um espaço tranquilo sem distrações
Selecione e estude 1 ou 2 movimentos
Pratique em 3 vezes cada
Repetição semanal
Comments